Cupim de subterrâneo

Coptotermes gestroi

 

  • Descrição: Vivem em grandes colônias com elevado poder de destruição.  São encontradas frequentemente em caixões perdidos entre estruturas de alvenaria de construções. A identificação da espécie é feita através do soldado, que apresenta corpo de coloração esbranquiçada, com a cabeça bem desenvolvida e a presença de mandíbulas, que quando tocados liberam uma gota de coloração branca na parte superior da cabeça com objetivos de defesa. Alimentam-se de celulose que é encontrada em madeiras e papel.

 

 

  • Biologia: Os cupins apresentam diferentes formas e funções entre os adultos da colônia, chamadas de castas, como operárias, soldados e reprodutores, sendo que existe somente uma rainha que é produtora de ovos. Os reprodutores fazem uma revoada por ano, normalmente entre agosto e outubro, quando inicia a primavera e aumenta a umidade relativa do ar.

 

  • Características: Produzem túneis de forrageamento que percorrem superfícies comumente verticais de paredes e pisos.  Esses túneis podem se ramificar da colônia original até 60 metros de distância do ninho principal. Provocam grandes danos estruturais em edificações, atacando peças de madeiras de qualquer tipo.