Formigas Doceiras

  • Descrição: Destacam-se formigas urbanas do gênero Monomorium spp. e a espécie Tapinoma melanocephalum (formiga fantasma). São insetos pequenos, de tamanho variando em torno de 1,3 a 1,5 mm de comprimento. Coloração variando do castanho avermelhado ao amarelo claro. São onívoros, alimentando-se de substratos açucarados, insetos mortos e alimentos protéico.

 

  • Biologia: A colônia é poligínica e reproduz-se basicamente por fragmentação, quando uma ou mais rainhas reprodutivas migram da colônia original juntamente com as crias e operárias para novos locais. Gosta de alimentos adocicados quando encontradas dentro de residências. Reproduz-se basicamente por fragmentação, quando uma ou mais rainhas reprodutivas migram da colônia original juntamente com as crias e operárias para novos locais.

 

  • Características: Apresentam capacidade de penetrar em embalagens alimentícias, através de falhas de selagens principalmente. Como são insetos coloniais constroem seus ninhos em pequenos espaços em paredes ocas, subsolo, frestas, vãos de estruturas de imóveis, juntas de azulejo, aparelhos eletrônicos, tomadas e painéis elétricos. Por necessitam de umidade para sobreviver, são observadas sobre pias de cozinhas, banheiros e vasos de flores. É muito comum em hospitais, podendo carregar vários tipos de microorganismos patogênicos aderidos em seu corpo