Mosquitos

  • Descrição: As principais espécies de importância urbana são o Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Febre Amarela Urbana e agora também do Zika Virus e da Chikungunya; e o Culex quinquefasciatus que é transmissor esporádico da Encefalite. Os adultos apresentam corpo delgado e aparelho bucal sugador. Tamanho varia de 04 s 09 mm dependendo da espécie. A coloração varia bastante de espécie para espécie, mas geralmente dentro de tons negro ou cinza. Larvas são aquáticas, habitando brejos, pântanos ou qualquer ponto onde seja mantida água parada. Possuem cabeça e tórax mais largos que o abdome.

 

  • Biologia: A fêmea deposita seus ovos em água parada ou estagnada, em margens de riachos com vegetação, alagadiços ou poças, flutuando até a eclosão. O Aedes aegypti fazem a postura dos ovos nas laterais de recipientes que acumulam água de chuva, eclodindo quando em contato com a água. As larvas passam por 04 ecdises, respirando através do sifão inalante quando submersas. O Tempo de desenvolvimento de ovo a adulto é em média de 07 a 10 dias para o Aedes e de 10 a 20 dias para o Culex. Fêmeas adultas podem viver de 01 a 02 meses.

 

  • Características: Adultos voa ativamente influenciada pelo vento, variando 08 a 12 km. Machos adultos sugam seiva de plantas e as fêmeas adultas sugam sangue de aves e mamíferos, sendo esse fundamental para o desenvolvimento dos ovos.