É O FIM DA PICADA! CONHEÇA AS ARANHAS MAIS MORTAIS DO MUNDO.

É O FIM DA PICADA! CONHEÇA AS ARANHAS MAIS MORTAIS DO MUNDO.

Todo mundo tem medo de alguma coisa. Porém, quando esse medo ultrapassa os limites do racional, damos o nome de fobia,e talvez a pior delas seja a aracnofobia. Esses pequenos aracnídeos, não são vistos com bons olhos por mais da metade da população mundial, salvo alguns biólogos, cientistas e fãs do homem-aranha.

Pode parecer estranho, mas esses bichinhos tem suas qualidades, e existe até um concurso de beleza aracnídea que acontece na cidade de Coventry, na Inglaterra e reúne cerca de 50 mil octópodes por festival.

Aranhas possuem uma vantagem imensa no que diz respeito a seleção natural, pois a maioria delas conseguem andar na terra, na água, devido a tensão superficial dos líquidos, e pasmem: Na Amazônia foi descoberta uma espécie que é capaz de voar! Deu arrepios aí né?E você achando que era só na Austrália que esses bichos reinavam....

Falando nisso, aqui na Amazônia vive tranquilamente, devorando pássaros inteiros, a especie Theraphosa blond, carinhosamente chamada de aranha-golias. Só pelo nome, já dá pra imaginar o motivo não é mesmo? As fêmeas podem viver por até 25 anos e chegar á 30 cm (segura o arrepio aí) é a maior espécie de tarântula do mundo, e incluí em seu cardápio, pequenos roedores, grilos, cobras e lagartos. Seu veneno age no sistema nervoso central paralisando as vitimas, e seu comportamento é bem agressivo. Porém temos sorte de que esses “pequenos” bichos não são de hábitos urbanos.
 

Segundo alguns estudiosos, existem cerca de 100.00 espécies de aranhas no mundo, sendo que de 20 a 30 espécies representam algum perigo real ao ser humano. Existem dois países, onde se encontram as aranhas mais venenosas do mundo, um é a Austrália, agora adivinha o outro? Isso mesmo, é aqui no Brasil. Selecionamos aqui uma listinha fofa das aranhas mais venenosas do mundo: Confira nosso top 10

11 – Aranha de pés pretos:
Apesar do nome estranho, essas aranhas possuem pouco veneno e não apresentam maiores riscos aos seres humanos, porém seu veneno pode necrosar o tecido cutâneo. Fique tranquilo, essa epécie só vive em território americano.

10 – Tarantulas ornamentais:
A maiorias das tarantulas não possuem veneno, porém essa especie pode deixar o sujeito em coma. Vivendo próximo dos trópicos e em regiões de muito calor, sua picada é extremamente dolorosa, apesar de não ser muito agressiva.

9 – Aranhas chinesas
Essas espécies tem venenos tão poderosos capazes de matar crianças pequenas e também pequenos mamíferos, e podem chegar á 10 cm.

8 – Aranha de ratos
Popularmente conhecidas por esse nome, elas podem ser encontradas somente na Austrália. As fêmeas são totalmente pretas e possuem as presas vermelhas – um bom aviso do perigo que existe por ali. Elas não são agressivas, porém já aconteceram vários casos de mordidas. Por sorte, apesar do veneno poderoso que carregam, muitas vezes as picadas delas são "secas", ou seja, sem liberar as toxinas.

7 – Aranhas reclusas
Encontradas no sul dos Estados Unidos e no oeste da América do Sul, essas aranhas são consideradas bastante venenosas. Por sorte, nós não precisamos nos preocupar muito com elas, já que suas presas são bem pequenas e não conseguem penetrar nas roupas de tecidos mais finos – restando somente alguns pobres animais de vítimas para elas.

6 – Aranha das costas vermelhas
Esses aracnídeos só podem ser encontrados em terras australianas. Parentes da viúva-negra, elas também são muito tóxicas. Antes que um antídoto fosse desenvolvido, as aranhas-de-costas-vermelhas mataram mais de 15 pessoas naquele país (pelo menos, que foram identificadas como mordidas por elas). Entre os sintomas, estão tonturas, fortes dores de cabeças, tremores, vômitos, entre outros.

5 – Viúva Negra
A viúva-negra é uma espécie de aranha que vive nas Américas, inclusive no Brasil, especialmente nas costas dos continentes. A fêmea possui coloração negra brilhante, com larga mancha vermelha em forma de ampulheta na superfície ventral do abdômen. A sua picada pode ser fatal e é considerada extremamente dolorosa.

4 – Aranha teia de funil
Típicas da Austrália, essas aranhas são conhecidas por ter presas bem grandes que podem chegar a 2 centímetros. O veneno que carregam é muito poderoso, considerado um dos mais fatais do mundo. Apesar de existir um antídoto para o veneno, ele deve ser aplicado rapidamente (em questão de horas), já que as pessoas podem ter sequelas permanentes ou entrar em óbito.

3 – Aranha de areia
Felizmente, esses aracnídeos estão em áreas desérticas e pouco habitadas por nós humanos, como os desertos da África e Ásia. O veneno é bastante poderoso, de efeito semelhante ao proporcionado pelas aranhas-reclusas, porém não possui qualquer tipo de antídoto. As picadas causam necrose do tecido cutâneo e sangramento pelos orifícios do corpo e podem levar à morte.

2 – Aranha marrom
Popularmente conhecidas no Brasil, elas são famosas por suas picadas necrosantes e dolorosas que em alguns casos podem trazer problemas irreversíveis se não forem tratadas rapidamente. Não são grandes (possuem entre 4 e 6 centímetros) e são bastante discretas, pois também não costumam atacar. Só picam quando se sentem confrontadas, quando entramos em contato direto com elas. O veneno é bastante poderoso, porém age de um modo mais lento, o que garante um tratamento antes do necrosamento dos membros.

1 – A mais mortal e campeã: A armadeira
As armadeiras são consideras as aranhas mais venenosas e fatais do planeta segundo o Guiness Book. E, infelizmente, são extremamente comuns em todo território brasileiro. Elas têm em média um corpo de 5 centímetros e patas de até 17 centímetros, carregando doses de veneno extremamente fatais (para se ter noção, somente 0,006 mg é suficiente para matar um rato).
É a segunda aranha que mais causa acidentes no Brasil, atrás apenas das aranhas-marrons. Contudo, diferentemente dessas últimas, as armadeiras são bastante agressivas, atacando por vontade própria. Mais de 7 mil casos já foram registrados no país, porém poucas mortes aconteceram, já que os antídotos são bastante comuns e eficientes. 

 

Felizmente aranhas ainda são raras e não costumam aparecer em bandos. Para nossa sorte e felicidade, estão longe de serem consideradas como pragas urbanas. Para todas as outras, chame a Protecta Pragas!